Os álbuns na cultura contemporânea

As Dez Maiores capas de álbuns de todos os tempos

Por Caroline Pontes

Quem vive sem música? Através da internet - que Deus a abençoe -ficou muito mais fácil responder essa pergunta. Sem gastar nenhum centavo pode-se baixar uma infinidade delas. Muitos cantores começam divulgando seu trabalho por aqui, até chegar ao grande público. É um marketing que dá certo.

As grandes gravadoras tem aversão à popularidade do MP3, mas não há mais razão para se tapar o sol com a peneira. O mercado não é mais o mesmo, mas as portas não se fecharam. Os produtos tornam-se cada vez mais obsoletos, vide a transição do disco de vinil para fita cassete, e desta para o CD. Isso é uma exigência do próprio mercado capitalista, ligado a natural evolução da tecnologia.

Até o presidente Lula baixa música pela internet, como ele mesmo afirmou a vários portais eletrônicos. Pois bem, apesar de toda facilidade do mundo virtual, a venda de CDs não acabou. Ter o álbum em mãos é um custo que muitos fãs não renegam. Poder apreciar a capa do álbum, o encarte. Tem a ver com afetividade, o carinho do consumidor para com o artista.

Muitos álbuns se sobressaem de cara pela sua capa. Algumas são verdadeiras obras de arte por tamanha beleza e criatividade. Outras se utilizam do sex appeal, de forma artística, sem agredir o consumidor. Diversas são as capas lembradas em listas de veículos sobre o assunto, como a feita em 2007 pelo site americano Gigwise. A lista foi elaborada pela equipe editorial do site, que considerou a popularidade das capas, o contexto e o significado. Segue, abaixo, as 10 melhores capas da música entre as 50 listadas pelo Gigwise:

clique para ampliar


Da esquerda para a direita, de cima para baixo:

01. Nevermind, Nirvana (1991)
02. Very Eavy, Uriah Heep (1970)
03. Never Mind the Bollocks, The Sex Pistols (1977)
04. London Calling, The Clash (1999)
05. Is This It, The Strokes (2001)
06. Licence to Ill, Beastie Boys (1986)
07. Abbey Road, The Beatles (1969)
08. Country Life, Roxy Music (1974)
09. Houses of the Holy, Led Zeppelin (1973)
10. The Velvet Underground & Nico, The Velvet Underground (1967)

Um fato interessante: Pintores conhecidos também se dedicaram a ilustrar capas de discos. A capa da décima posição da lista mencionada, da banda The Velvet Underground, feita pelo pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol é um exemplo. Salvador Dali também faz parte do rol. Ilustrou, dentre outros, o álbum Newbor, de James Gang (1975):




No Brasil, artistas famosos também deixaram sua marca. Na década de 50 uma série deles trabalhou na ilustração de capas. Seguem dois álbuns a seguir, respectivamente de Lan e Di Cavalcante:


A Velha Guarda (1954), por Lan, à esquerda e Poesias de Cecília Meireles e Guilherme de Almeida (Sem data), por Di Cavalcante, à direita.

Curiosidade:

No Japão, uma empresa de alimentos está comercializando pratos reproduzindo capas de discos ocidentais. Funciona da seguinte forma: os alimentos são dispostos numa caixa com o topo transparente, de uma forma que suas cores reproduzam fielmente capas de discos como o álbum do One Day As A Lion (foto abaixo).




Top-Top Os Dez álbuns mais vendidos de todos os tempos

Por Derek Corrêa
10. Greatest Hits Vol. 1 e 2 - Billy Joel


Para a indústria musical um disco duplo vale por dois simples, por isso, com Greatest Hits Vol. 1 e 2 do Billy, com 21 milhões de cópias vendidas, é o nosso 10º lugar!

09. Led Zeppelin IV - Led Zeppelin


Não foi à toa que o Led Zeppelin batizou seus 4 primeiros discos de Zeppelim de Chumbo, o quarto voou tão alto vendendo 22 milhões de cópias que se tornou 9º disco mais vendido de todos os tempos!

08. Rumours - Fleetwood Mac


O Fleetwood Mac foi fazer um disco e fez um verdadeiro tratado de separação e perda porque os dois casais de compositores da banda estavam se separando enquanto compunham Rumors. Resultado, 26 milhões vendidas e a nossa 8ª posição.

07. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band - Beatles


Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, revolucionou o processo de gravação de discos no planeta. E vendeu 32 milhões de cópias, fazendo dele o 7º disco mais vendido do mundo!

06. Come on Over - Shania Twain


Shania Twain provou que tempo na prateleira só é vantagem pra poeira! Porque de 97 pra cá, o seu Come On Over já vendeu 35 milhões de cópias! 6º lugar.

05. Dark side of the Moon - Pink Floyd


A crítica classificou o som do Pink Floyd de rock espacial, ninguém mandou, eles levaram a sério e fizeram The Dark Side Of The Moon o 5º disco mais vendido de todos os tempos com 36 milhões de cópias!

04. Bat out of Hell - Meat Loaf


Meat Loaf fez a ópera rock mais melodramática apelativa e cheia de clichês do rock. E o pior é que Bat Out Of Hell vendeu 37 milhões de cópias, 4ª posição pra ele.

03. Their Greatest Hits - Eagles


Their Greatest Hits, a coletânea do Eagles de 1975, é o disco mais vendido dos EUA, mas no mundo ele ficam com a medalha de bronze e tá bom demais!

02. Back in Black - AC/DC


Até o AC/DC vender 42 milhões de cópias do seu Back In Black só tinha norte-americano e inglês nessa lista, mas os irmãos Young são Australianos e ficaram com e medalha de prata!

01. Thriller - Michael Jackson


Michael lançou um disco com 9 músicas e 7 delas chegaram ao 1º lugar, 7! Com 54 milhões de discos vendidos, é de Thriller o primeiro lugar.

0 comentários:

Postar um comentário

design: derek corrêa