PERIGOS DA COMUNICAÇÃO

Como uma interpretação errada de duas iniciais pode gerar uma conclusão também errada

por Daniel Vidal


Há algum tem atrás recebi esse texto por email. Acho que para qualquer pessoa, o mais importante é a comunicação plena, ou seja, se fazer entendido.

Enfim . . . então tomem cuidado ao se comunicar.



Certa ocasião, uma família inglesa viajou à Alemanha à procura de um local para passar as férias de verão. No decurso de alguns passeios de verificação naquele país, os membros da família observaram uma pequena casa de campo que lhes pareceu adequada. Indagaram sobre o proprietário e souberam tratar-se de um Pastor Protestante, religião predominante na Alemanha, ao qual pediram licença para conhecer o imóvel. A casa agradou muito a todos, não só pela comodidade, mas também pelo ponto de sua localização. Os visitantes fizeram um acordo com o proprietário para formalizar o aluguel.

De volta à Inglaterra, discutiram sobre a planta da casa, quando uma senhora lembrou-se não ter localizado o W.C.. Endereçaram, então, ao proprietário uma carta nos seguintes termos:

“Gentil Pastor:
Como membro da família que há poucos dias o visitou a fim de alugar a sua propriedade, com a finalidade de usá-la no verão, gostaríamos que nos informasse sobre um detalhe que nos passou despercebido, mas que reputamos de fundamental importância. Muito agradeceríamos se nos informasse onde se encontra o W.C.”

O Pastor não conhecia o significado da abreviatura W.C., mas julgando tratar-se da Capela da seita inglesa denominada "White Chapel", respondeu com o seguinte conteúdo:

"Prezado Senhor
Recebi sua carta e tenho o prazer de informar o local a que se refere. Fica a 12 km da casa e isto é muito cômodo, sobretudo quando se tem o hábito de ir freqüentemente lá. Em tal caso, é preferível levar o que comer para lá ficar o dia todo. Alguns vão de bicicleta e outros vão a pé, visto não haver meios de transporte adequados. Há lugar para 400 pessoas sentadas e 100 em pé. Há instalação de ar condicionado para evitar os inconvenientes da aglomeração. As crianças sentam-se ao lado dos adultos e todos cantam em coro. À entrada, é fornecida uma folha de papel a cada pessoa, e se alguém chega depois da distribuição, pode usar a folha do parceiro ao lado. Existem amplificadores de som. Tudo que se recolhe durante o ato é para distribuição às crianças pobres da região. Fotógrafos especiais tiram fotografias para jornais da cidade, de modo que todos possam ver as pessoas no cumprimento de um dever tão humano.
O Pastor ".

0 comentários:

Postar um comentário

design: derek corrêa