Cinema tem alta de público em 2009

3D é destaque em terras tupiniquins

por Rodrigo Melo

Crédito Arquivo Box Office Mojo

Em apenas 15 dias, cópias em 3D de Era do Gelo chegam a levar 1 milhão de pessoas aos cinemas

Há alguns anos o cinema já não repete as grandes performances passadas, isso no que diz respeito às grandes bilheterias de anos anteriores. A comprovação disso são as constantes quedas de público. Em 2004, por exemplo, foram 117,4 espectadores freqüentando as telonas, enquanto no ano de 2008, o público foi inferior a 90 milhões.

O ano de 2009, entretanto, parece querer reverter este quadro de decrescimento desde 2004. Segundo pesquisas encomendadas pelo site Filme B, o número de pessoas que foram aos cinemas de janeiro a maio deste ano já é superior a 2008. A alta semestral chega a 35%. Isso sem falar no que diz respeito apenas aos longas-metragens nacionais, que até o momento contabilizam 200% de aumento em público. Isso se deve a filmes de comédia como Se eu fosse você 2, A Mulher Invisível e Divã, os três nacionais mais rentáveis.

A grande sensação do semestre, no entanto, vem sendo as películas com tecnologia em 3ª dimensão. O exemplo mais recente é a terceira parte de Era do Gelo. A animação, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, fez quase dois milhões de renda em pré-estréias de três dias somente em cópias em 3D. Na última segunda-feira, dia 13 de julho, após 15 dias em cartaz, o filme já bateu a marca de 1milhão de pessoas em 3D. Somando o público total, a película já passa de 4 milhões, prometendo passar o número do mais visto do ano, Se eu fosse você 2, com 6,1 milhões em mais de 3 meses. Outros filmes como Monstros vs Alienígenas e Dia dos Namorados Macabro também obtiveram êxito por causa do 3D. O primeiro é atualmente a 11ª maior bilheteria do ano e o terror foi o quinto filme mais visto do mês de março.

O segundo semestre deve esperar muito mais dessa tecnologia, uma vez que novos longas-metragens devem chegar aos cinemas. Em setembro, o destaque fica por conta do já sucesso mundial Up – Altas Aventuras, que somente nos EUA já acumula mais de US$ 200 milhões. Para quem gosta de sangue, Premonição 4 promete agradar e muito. O único problema do sistema 3D para os adultos está no fato de todos os filmes serem dublados, uma vez que os testes com legendas não funcionaram em 3D.

Se antes, poucos filmes eram produzidos em 3D e poucas salas no Brasil dispunham deste recurso, em 2009 os brasileiros puderam ter mais salas neste sistema. Em 2010, o Cinemark, por exemplo, promete mais cinemas em 3D. E as produtoras, principalmente com as animações, prometem mais filmes em 3ª dimensão. Atualmente são quase 70 salas que oferecem salas equipadas com tal tecnologia. A maioria delas pode ser encontrada no estado de São Paulo.

1 comentários:

  1. Daniel Vidal disse...

    Vamos ao cinema!! E Era do Gelo 3, 3D é mto maneiroOO!

Postar um comentário

design: derek corrêa