Escola de Artes Visuais do Parque Lage recebe exposição Memórias do PAC


por Ascom Cultura
Foto: Amanda Rodrigues

Uma das fotos da exposição "Memórias do PAC"

A visão dos moradores das comunidades atendidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), enfocando as obras e transformações dos espaços em que vivem, será apresentada ao público nas fotos da exposição “Memórias do PAC”, que abre no dia 22 de outubro, às 18h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro, do Governador Sérgio Cabral, e da Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes.

A mostra é resultado do trabalho realizado pelos 40 alunos que participaram das quatro primeiras turmas das oficinas de fotografia do Programa de Ocupação Cultural (POC), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura nas comunidades do Complexo do Alemão, de Manguinhos, da Rocinha e do Cantagalo. Cada aluno terá uma foto sua exibida na coletiva. Na ocasião, eles também receberão os certificados de conclusão do curso.

A cerimônia marca, ainda, o lançamento de um catálogo e de um banco de imagens com capacidade para armazenar as mais de 1.500 fotos produzidas durante a realização das oficinas. Na abertura da mostra essas fotos estarão disponíveis para consulta em quatro terminais que estarão espalhados pelos corredores da EAV. A realização das oficinas de fotografia conta com subsídio do Governo Federal, através do Pronasci, e parceria do Observatório das Favelas, que ministrou as aulas.

O Projeto de Ocupação Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura, foi lançado em outubro de 2008, com o objetivo de fomentar a cultura e a arte através de oficinas nas áreas de música, dança, teatro, literatura e fotografia ministradas nas comunidades atendidas pelo PAC. As aulas acontecem nas próprias comunidades e a maior parte dos oficineiros também é oriunda desses locais.

Para a seleção das oficinas a Secretaria de Cultura fez um amplo mapeamento das ações culturais já existentes nas comunidades. Foram escolhidas areas que potencializariam a vocação de cada comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e a melhoria do ambiente e da qualidade de vida de seus habitantes.

O projeto deu tão certo que o POC está chegando também à Comunidade do Morro Santa Marta, em Botafogo, que passou por um recente processo de ressocialização, ficando livre do tráfico de drogas.

0 comentários:

Postar um comentário

design: derek corrêa