Olimpíadas 2016: será possível?

por Lygia Gonçalves



É muito bom saber que o Brasil e candidato a sediar a maioria dos campeonatos esportivos de grande importância no mundo, mas será que o país está realmente preparado para receber um evento da proporção da Olimpíada?

Se depender do apoio político, tudo acontecerá por aqui mesmo, já que no ponto de vista deles, há tempo para arrumar a casa antes das visitas chegarem. Apoio é o que não falta e dinheiro também não, porque nessa hora o dinheiro surge pra tudo! Bilhões e bilhões que antes não cabiam no orçamento da Receita para melhorar a saúde e a educação, precárias no país, agora existe para se construir estádios e vilas olímpicas que depois ficarão sem nenhuma atividade, já que o incentivo para esporte no país, excetuando o futebol, está no mesmo patamar da saúde e educação.
Mas para o governo não, para eles dá-se um jeito para tudo, a infraestrutura existirá, a segurança existirá, o transporte será suficiente, os hospitais estarão em condições de uso e, alem disso, o lucro virá em grande proporção com o turismo e com a visibilidade que o país abrirá portas para futuros relacionamentos e acordos com o primeiro mundo.
A questão do turismo e da visibilidade e garantida, mas e o resto? Se as obras para o Pan-Americano foram entregues no último minuto da prorrogação e o evento era menor do que os futuros…
Desconfio que, caso ocorram, as Olimpíadas não terão o sucesso esperado. A quantidade de pessoas transitando será maior do que as nossas rodovias e ferrovias suportam. Não consigo idealizar nada para solucionar o caos no transito de São Paulo nem em dia comum, muito menos em uma situação dessas. Fico imaginando um turista indo ao Maracanã ou ao Engenhão e recebendo uma chicotada de um funcionário da Supervia…Será que até lá o governo consegue cumprir sua promessa se criar um metrô ligando Rio a Niterói? Isso sem contar com os problemas naturais… Será que até lá já estaremos preparados para os temporais ou ficaremos ilhados como ficamos no Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, etc?
Que me perdoem os otimistas, mas, do jeito que está, só o carisma dos brasileiros para manter a idéia e fazer com que dê certo. Até porque, essa qualidade sem pré foi uma característica nossa e é uma das poucas coisas que não precisam ser alteradas em benefício do evento.

3 comentários:

  1. Daniel Vidal disse...

    Caraca! Concordo com gnde parte do que foi dito, mas prefiro ter uma visão mais otimista. Acho que temos potencial e os governantes não vão pagar esse mico todo pro resto do mundo.

  2. Tati Souza disse...

    Caraca²! Eu adorei e concordo com tudo, Lygia.

  3. Aline Bastos disse...

    Acho um absurdo o Brasil sediar uma olimpíada, devido a muitos problemas. Coisas que deveriam ser colocadas como prioridade estão indo para escanteio e isso só ajuda a maquiar um pouco a imagem do país. Isso deveria ser pensado... =/

Postar um comentário

design: derek corrêa