Cerimônia marca início das obras do novo MIS



por Daniel Vidal (Ascom Cultura)
foto: Divulgação

A Pedra Fundamental do novo Museu da Imagem e do Som (MIS) foi lançada, na manhã dessa terça-feira (19/1), pelo Governador do Estado, Sérgio Cabral, e pela Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. Estiveram presentes a Presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Araujo, o Secretário-Geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, diversas autoridades - como o Vice-Governador Luiz Fernando de Souza Pezão, o Secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, e o Secretário da Fazenda, Joaquim Levy - e personalidades da cena artística carioca. Durante a cerimônia, foram apresentados vários detalhes do projeto.


A Secretária de Estado de Cultura abriu o evento abordando o novo conceito que o museu irá seguir. “Nessa nova sede vamos reconceitualizar o MIS, que se tornará um novo ponto turístico. O acervo, um dos mais importantes do Estado, por mostrar a História do Rio, vai deixar
de ser somente preservado, para chegar ao público, tanto turistas, quanto cariocas, que saberão mais sobre cultura, música, carnaval. Esse será mais um símbolo do Rio de Janeiro”, disse Adriana Rattes.

O projeto está orçado em R$ 70 milhões e é fruto de um trabalho em conjunto da Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Hugo Barreto, Secretário-Geral da Fundação Roberto Marinho, esteve presente no evento e explicou uma das motivações do projeto. “Queremos que esse museu seja um reencontro com as raízes cariocas e com membros da comunidade cultural do Rio de todos os tempos”, disse Hugo Barreto.

O novo MIS tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2012 e surgiu de uma ideia do Governador Sérgio Cabral. “Tive o insight de transferir o MIS para Copacabana enquanto passeava pela orla. No mesmo cenário teremos o Pavão-Pavãozinho pacificado e o MIS. É um presente para a cidade”, disse o governador. O curador do museu, Hugo Sukman, explicou que o principal objetivo do museu é expor a identidade carioca. “Para o desenvolvimento desse projeto partimos da seguinte pergunta: Que museu é esse? A partir daí, criamos todo o conceito do novo MIS: um museu da identidade carioca, uma identidade caracterizada pela produção artística”, explicou o curador.

O projeto de curadoria divide o museu em três grandes eixos: a Galeria de Exposições, que servirá como vitrine do acervo; a Fábrica de Memória, guardando para o futuro a produção cultura de hoje; e o Centro de Documentação, polo para pesquisadores e estudantes.

Rosa Maria Araujo, Presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, falou da proposta de se transformar o museu em um centro cultural que agitará a cidade, tendo em seu projeto uma boate e um cinema a céu aberto, por exemplo. “Queremos fazer do MIS um ponto de encontro em que todos poderão ir, inclusive os meninos do Pavão-Pavãozinho. Com esse projeto queremos fazer com que o Rio tenha ainda mais orgulho de si mesmo”, e completou “O espaço não será estático e, sim, um lugar de experiências”.

O projeto envolveu vários consultores de áreas artísticas diversas e três consultores masters: Sérgio Cabral (pai), Hermínio Bello de Carvalho e Jairo Severiano.

Adriana Rattes se mostrou empolgada com a realização do novo MIS. “Essa é a materialização da pluralidade da cultura carioca”, concluiu a Secretária de Cultura.

MIS

O Museu da Imagem e do Som é uma instituição de referencia nacional e o principal centro de documentação cultural brasileira, com ênfase carioca. Fundado no dia 3 de setembro de 1965, em suas duas atuais sedes, na Praça XV e na Lapa, o MIS abriga um acervo com fotografias, vídeos, filmes, recortes de jornal, cartazes, discos e textos. O MIS produz, ainda, desde 1966, sua própria coleção, chamada Depoimentos para s Posteridade, com quase mil depoimentos prestados por personalidades culturais.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Postar um comentário

design: derek corrêa