Não precisa ser ruim

por Tati Souza

Não precisa ser ruim: a frase que acompanhou todo o meu dia. Tem horas que a gente percebe o quanto a vida é boa, lembramos da frase mais verdadeira e clichê que conheço “a vida é curta, aproveite”; em outras percebemos como ela também pode ser dolorosa, bem dolorosa, aí a frase não parece mais tão eficaz. O que eu acho, com toda minha “experiência” devastadora de 22 anos, é que tudo faz sentido quando descobrimos que alguns sofrimentos são inevitáveis e outros opcionais. Tudo depende do ponto de vista.

Os meus pontos de vista parecem uma montanha russa. Altos e baixos. Mas eu sempre fui assim. Indecisa e decidida, triste e feliz, imatura e madura... tudo em um. Pacote completo que no passado me rendeu o título de complicada e perfeitinha. Hoje, o meu ponto de vista se resume a frase “não precisa ser ruim”. Na verdade, nada precisa ser ruim. Todos os problemas podem ser resolvidos de alguma forma, o difícil é encontrar a solução correta. Só para a morte não há remédio... ainda.

A vida é cheia de fases. Cheia de sentimentos. Amor, ódio, carinho, desejo, paixão, amizade, raiva, ciúme, medo, inveja... saudade. A saudade, na minha opinião, é o que mais incomoda. A saudade é chata, chata demais, mas é a certeza de que alguém ou alguma coisa valeu a pena. E pensando bem, isso também não precisa ser ruim, pode ser até gostosinho. Eu vivo rindo e chorando sozinha e é bem nessa hora que a saudade está com a mão na massa, remexendo, revirando, relembrando os momentos mais importantes.

Tem fase que é necessário pensar mais no outro. Tem fase que é necessário aprender a pensar em si próprio. Tem fase que tudo dá errado. Tem fase que tudo dá certo. Tem fase que é preciso ficar junto. Tem fase que é preciso ficar longe. Tem fase que não passa nunca e tem fase que passa mais rápido do que um piscar de olhos. Tem fase que faz crescer. Tem fase que faz chorar e tem fase que faz rir. Para enfrentar todas essas fases você só precisa estar vivo, pois a vida também é uma fase!

Não precisa ser ruim. Como demorei tanto para formular essa frase? Tão simples e tão representativa. Uma mudança não precisa ser ruim, ao contrário, pode ser boa e transformar, amadurecer, até mesmo unir. As coisas não são necessariamente o que parecem. Às vezes estamos mais perto longe. Às vezes você separa porque ama. Às vezes você chora porque está feliz. Às vezes você muda para voltar a ser o que era antes. Às vezes o tempo demora e a vida passa rápido demais. Às vezes, não precisa ser ruim.

1 comentários:

  1. Daniel Vidal disse...

    Tati, que texto lindo e tocante! Sei que está em uma dessas fases de mudanças que realmente mexem com nossas vidas e esse texto refletiu o que está sentindo. Concordo que mudanças nem sempre são ruins, mas tb elas nem sempre são boas. Sabemos, no entanto, que são quase sempre são necessárias. De qq forma, adorei e levarei essa frase: "Não precisa ser ruim!". Bjos nesse lindo coraçãozinho. Daniel Vidal

Postar um comentário

design: derek corrêa